Hoje presente em praticamente todo o mundo, a história do ballet se inicia na Itália. Entre 1470 e 1500, ocorreram três espetáculos nas cortes italianas que já tinham as marcas do ballet conhecido hoje. Inclusive o nome provem do italiano “balletto“, que significa “dancinha, bailinho”.
Na Roma de 1473, o Baile de Hércules – que fazia parte de um espetáculo maior – já trazia danças rápidas com efeitos dramáticos.
No ano de 1489 foi organizada uma festa para comemorar o casamento do governador de Milão. O organizador foi Bergonzio di Botta e por conta de sua estrutura é considerada como o primeiro espetáculo de ballet.
Mais tarde, em 1496, Ludovico Sforza fez a abertura da festa Paraíso em Milão, com canto, dança e dramaturgia. A cenografia mecanizada foi planejada por Leonardo Da Vinci.
O ballet na França.
A italiana Caterina de Medici casou-se com o príncipe herdeiro da França em 1533 e assim levou o ballet italiano para aquele país, onde caiu nas graças da corte.
No entanto, é considerado o início histórico do ballet uma apresentação em Paris no ano de 1581. “Le ballet Comique de la Reine”, que fazia parte das comemorações do casamento Marguerite de Vaudemont com o Duque Anne Joyeuse.
As cinco posições básicas do ballet foram criadas por Pierre Beauchamps foram criadas a partir da fundação da Accademie Royale de Musique, em 1661.
Assim, segundo Ana Silverio, no site Ana Botafogo Maison: “O ballet foi se aperfeiçoando e, pouco a pouco, foi ficando menos falado e mais dançado. Na década de 60 do século XVII, as apresentações de ballet começam a sair dos palácios e ganhar os teatros, ficando acessíveis para os ricos em geral, não apenas da aristocracia. Foi quando começou a surgir um teatro profissional.”
Por fim, um momento marcante da história do ballet se deu no século 19. Marie Taglioni foi a primeira bailarina a usar a ponta dos pés na dança. Este movimento, sem dúvida, é a marca registrada do ballet clássico.
Fontes:
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-surgiu-o-bale/
https://www.anabotafogomaison.com.br/a-historia-do-ballet/